ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 26/03/2013 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato Word
MATERNIDADE E SUCESSO PROFISSIONAL
Março, mês da mulher. Muitas são as motivações e os temas para se discorrer.
Elegemos um, que se constitui como grande desafio da mulher moderna: conciliar o sucesso profissional com a maternidade.
Levantamento, feito recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstra que no Rio Grande do Sul, motivadas pela falta de oportunidades no mercado de trabalho, as mulheres saíram em busca de qualificação, o que lhes garantiu maiores oportunidades de vagas e cargos de liderança. A proporção de mulheres, que trabalham no estado, é a maior do Brasil; o percentual de rendimento médio em relação ao dos homens, cresce acima da média brasileira; a proporção de mulheres com 11 anos ou mais de estudos, é a maior do país.
Apesar de todos os avanços obtidos, especialmente pelas gaúchas, ainda acontecem casos de mulheres perderem posições e promoções, por serem mães de filhos pequenos.
Diante da situação, muitas optam por adiar a maternidade ou por não gozar a licença maternidade, um direito que a lei lhes garante, retomando o trabalho logo após o nascimento do filho. Isto acontece nas diversas camadas sociais, da executiva à diarista, mesmo não atingindo a ambas, da mesma maneira. É impossível comparar a realidade de uma executiva com flexibilidade de horário, a uma garçonete ou comerciária, que trabalham oito ou mais horas por dia, muitas vezes de pé.
Em qualquer dos casos, a mulher terá que se desdobrar para administrar a profissão e dar atenção ao filho pequeno. Muitas vezes se sentirá culpada, por não poder estar mais presente na vida dele, quando se sabe o quanto a presença da mãe é importante , nos primeiros meses de vida da criança.
A ausência de políticas públicas, a dificuldade para dividir as tarefas domésticas e a resistência de algumas áreas de trabalho, em relação ao emprego das profissionais de sexo feminino, comuns em diversos países do mundo, tornam ainda mais difícil a vida da mulher, nesta dupla jornada.
No Brasil, têm avançado bastante, as políticas públicas voltadas para a mulher, Aqui no Rio Grande do Sul contamos com uma Secretaria de Políticas para Mulheres e muitos municípios, como é o caso de Canoas, possuem uma Coordenadoria da Mulher, o que sem dúvida é uma conquista, nesta busca constante pela igualdade de gêneros.
Marina Lima Leal, março de 2013.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte