ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 01/07/2013 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato Word
AS PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS, APÓS O CLAMOR DAS RUAS
Na tarde da 2ª feira, 24 de junho a presidente Dilma Rousseff, se reuniu com governadores e prefeitos das capitais para discutirem um pacto, na tentativa de dar uma resposta aos protestos que vem ocorrendo no país.
As cinco propostas para dar mais transparência ao sistema político e melhorar os serviços públicos foram aprovadas pelos 27 governadores e 26 prefeitos presentes e passarão a ser discutidas em grupos de trabalho.
São cinco os pactos nacionais: por educação, saúde, reforma política, transporte e responsabilidade fiscal:
Educação: a presidente pediu mais recursos para a área e reforçou que é necessário que o Congresso aprove a destinação de 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação.
Saúde: anunciou novas vagas na graduação em cursos de medicina e novas vagas na residência médica, além da contratação de médicos estrangeiros, para trabalhar nas zonas do interior do Brasil, onde há ausência ou escassez destes profissionais.
Reforma política: realização de um plebiscito popular sobre o tema e a inclusão da corrupção como crime hediondo.
Transporte: a presidente reconheceu que é preciso melhorar o transporte público, com mais metrôs, veículos leves sobre trilhos e corredores de ônibus. Aliás, em relação ao transporte já aconteceram avanços, pois em muitas capitais as passagens tiveram o preço reduzido ou congelado.
Responsabilidade Fiscal: é necessário que, nas três esferas de governo, haja responsabilidade fiscal, ou seja, controle dos gastos, que devem ser condicionados à capacidade de arrecadação dos impostos.
No dia seguinte, terça dia 25 de junho, mais uma vitória, desta vez na, Câmara de deputados que derrubou a PEC 37, que limitava o poder de investigação do Ministério Público, por 430 votos contra a Emenda e apenas 9 a favor. No início da madrugada, o plenário aprovou a questão dos royalties, prevendo o uso de 25% para a saúde e 75% para a educação. A matéria agora ainda tem que passar pelo Senado.
Na quarta feira, 26 de junho, foi a vez do Senado responder aos protestos, transformando a corrupção em crime hediondo. O projeto estava tramitando desde 2011. Agora vai para a apreciação da Câmara de Deputados.
Como se percebe, os protestos começam a dar resultados. O povo se deu conta de que é necessário algo mais do que votar em determinados candidatos. É preciso acompanhar o trabalho dos eleitos e usar o protesto como recurso, no caso de suas reivindicações não serem atendidas, pois são muitos os interesses em jogo e a tendência é de quem tem mais poder conseguir suas demandas em prejuízo dos pleitos da maioria do povo.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte