ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 26/03/2013 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato Word
PECULIARIDADES PRAIANAS
Tramandaí é uma cidade litorânea e, como tal, apresenta características bem diferenciadas nos meses de verão em relação aos de inverno.
Durante o verão, período de veraneio, a Avenida Emancipação é o ponto de encontro de moradores, veranistas e de personagens característicos, entre estes, descreveremos os principais, que aparecem invariavelmente todos os anos:
O "homem do gato" que diverte as pessoas mexendo com um saco que ele faz crer que contém um gato. Bate no saco com uma vara e o "gato" solta um miado de apavorar. As crianças, por vezes, até se assustam.
O "homem das facas" que arma uma estrutura metálica com facas ao redor de um círculo. Discursa para o povo falando sobre o perigo das mesmas e a seguir, com um salto, atravessa o círculo onde elas se encontram, com as pontas viradas para seu corpo, sem que as facas o atinjam.
O artista que desenha com perfeição, usando giz colorido, figuras, na maioria das vezes, sagradas, no asfalto, em plena avenida.
O pintor de azulejos que, em poucos minutos, consegue desenhar lindas paisagens, chamando a atenção dos que passeiam pela Emancipação.
O gaiteiro cego, que fica executando suas músicas e que tem, presa junto à coxa, uma caixinha para colocar as moedas, que as pessoas lhe alcançam. Dizem que a caixinha está presa porque, de vez em quando, aparece algum "esperto" para levar sua féria.
O Zé da Folha com uma folha de árvore na boca, um violão e um pandeiro amarado no pé, executa uma série de músicas, que chamam atenção dos que passam.
Instalado num outro banco da Emancipação, um senhor de meia idade "toca" um violão de brinquedo, com duas cordas e "canta" coisas ininteligíveis.
Há ainda os palhaços - homens e mulheres - que andam com bolinhas e balões pendurados à cintura, encantando as crianças com os formatos que dão aos balões. E é claro que os pais não deixam de atender o desejo dos filhos e os adquirem, o que faz a alegria dos pequenos e dos palhaços.
Não raramente, aparecem também outros artistas de rua que apresentam suas músicas para apreciação do povo, em troca de alguma moeda.
Estes personagens conseguem reunir em pouco tempo, uma plateia para aplaudi-los ou simplesmente para apreciar seus feitos. Onde se observa muitas pessoas em círculo, é uma indicação segura, de que ali se encontra um deles.
Outros personagens típicos de Tramandaí, estes do ano inteiro, são o Tio Hédio que afirma que seu crepe é "o mais bombado do litoral" e o homem do pãozinho de queijo que atravessa a cidade, numa bicicleta incrementada, gritando "olha o pãozinho. É só um realzinho e quem não tem um realzinho?". Há anos ele não muda preço; apenas, de um ano para outro, pode diminuir o número de pãezinhos por este valor, pois não pode mudá-lo sob pena de não poder manter sua cantilena.
Com todas estas figuras, Tramandaí é única e insubstituível. O verão nesta praia é uma verdadeira festa.
Marina Lima Leal, Fevereiro de 2013.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte