ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 30/03/2015 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato PDF
Imprimir texto Imprimir texto
MULHERES
O caderno PrOA, encartado no Jornal ZH de 8 de março, traz uma matéria com o título "8 razões para o dia 8" que trata rapidamente sobre as 8 pragas que assolam a mulher contemporânea, nos diferentes países do mundo: o Tráfico Humano, o Casamento na Infância, a Violência Doméstica, a Mutilação Genital, o Analfabetismo, os Estupros, os chamados Crimes de Honra, os Abortos Clandestinos. Sobre cada um destes temas se teria muito a discorrer e, mesmo em nosso país, onde as mulheres já obtiveram muitas conquistas, diversas dessas "pragas" ainda estão presentes como o Tráfico Humano, a Violência Doméstica, os Estupros, os Abortos Clandestinos.
A data sugere que, além das mazelas que permanecem, se fale também das conquistas, que há duras penas, as mulheres vem obtendo, ao longo dos séculos. Neste espaço, falaremos em especial das conquistas que as mulheres de nossa cidade tiveram nos últimos anos.
Em outubro do ano passado, para se somar a outros avanços já obtidos, foi instalado, junto ao Fórum, o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, na Comarca de Canoas. O desembargador José Aquino Flores, no ato de instalação, destacou o esforço para a implantação destas unidades especializadas para que "O Poder Judiciário possa atender da melhor maneira as demandas sociais, em especial a violência doméstica".
Nosso município possui ainda, a Coordenadoria de Políticas para Mulheres e uma Rede de enfrentamento à Violência Doméstica, como o Centro de Referência para Mulheres em situação de Violência Patrícia Esber - CRM, que acolhe, orienta e acompanha a mulher em situação de violência, com equipe técnica composta de psicóloga, assistente social e advogada; A Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher - DEAM, órgão da polícia especializado para registrar e representar ao Judiciário contra o agressor; a Patrulha Maria da Penha, grupo da Brigada Militar destacado, capacitado e com veículo próprio para acompanhar as mulheres em situação de vulnerabilidade; a Casa Abrigo das Mulheres em Situação de Violência; as Mulheres da Paz do Território de Paz Guajuviras e Mulheres da Paz Grande Mathias Velho e Harmonia.
O Plantão Lilás funciona junto à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e o Conselho Municipal dos direitos da Mulher (COMDIM), que teve sua composição alterada no ano passado é constituído por sete membros da administração pública e 14 representantes de entidades não governamentais. A administração é representada no Conselho, pela Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e pelas secretarias: da Segurança Pública e Cidadania, da Educação, da Saúde, do Desenvolvimento Social e Econômico e do Desenvolvimento Urbano e Habitação
O Hospital Universitário possui atendimento médico às mulheres que sofrem violência sexual. Junto ao Posto Médico Legal do Hospital, funciona a Sala Lilás.
Com toda esta Rede podemos afirmar que a mulher canoense já obteve muitos avanços, mas enquanto houver uma mulher em situação de vulnerabilidade, a luta deve continuar.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte