ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 16/10/2012 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato Word
A PRESENÇA DA MULHER NA CÂMARA DE VEREADORES DE CANOAS
O recente processo eleitoral revelou mais uma vez, situação que se repete por muitas legislaturas: a população de Canoas não elegeu nenhuma mulher para a Câmara de Vereadores, apesar do número de vereadores ter sido ampliado e existirem candidatas qualificadas, com um trabalho social importante e pertencentes a diferentes matizes político-ideológicos. A escolha não seria pois, apenas em função de gênero.
Nosso município, nestes 73 anos de emancipação política, elegeu apenas quatro vereadoras. Em contraposição, Nova Santa Rita, município novo, que se emancipou de Canoas, elegeu neste ano, uma mulher para Prefeita e já possui vereadoras eleitas há bastante tempo. Outros municípios vizinhos, menores como Esteio, há muito registram a presença da mulher legislando, em sua Câmara Municipal.
No ano de 2004 escrevi uma crônica onde falo sobre a ausência da mulher em cargos eletivos de nossa cidade. Nestes 8 anos pouca coisa mudou. Elegemos uma vice-prefeita, mas a ausência de mulheres no Legislativo permanece.
A participação da mulher na política, no Brasil, tem sido muito tímida, apesar de termos elegido uma mulher como nossa presidente.
Pesquisa divulgada pelo jornal ZH na edição de 13 de outubro pp. aponta que o percentual de prefeitas eleitas no Rio Grande do Sul é um dos piores do país, representando apenas 7% , abaixo da média nacional que está em 12%.
O número de mulheres nas Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas, Câmara e Senado Federais, tem crescido, mas é ainda muito pequeno; está longe do ideal.
O sistema de quotas, muitas vezes é usado apenas como cumprimento da determinação legal, não havendo preocupação com a qualificação e o apoio dos partidos às candidaturas femininas.
Um dado importante é que, no Rio Grande do Sul, das 35 mulheres eleitas prefeitas de seus municípios, 21 são professoras. Sairão, portanto, da sala de aula, para os gabinetes das prefeituras.
Canoas, como se percebe, não é um caso isolado, mas pelo fato da população feminina, ser ligeiramente superior à masculina e pela atuação qualificada de muitas de nossas mulheres, seria de esperar que diversas pudessem estar na Câmara, dando sua contribuição nas decisões importantes para nossa cidade.
Tramandaí, outubro de 2012.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte