Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 27/10/2015 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato PDF
Imprimir texto Imprimir texto
A DIFÍCIL E INCESSANTE LUTA DO MAGISTÉRIO
Desde que abracei a carreira do magistério, na distante década de 60, os professores vem lutando por melhores condições de trabalho e salário mais digno.
Em 1974 conquistamos o Plano de Carreira, que até hoje é considerado um dos melhores do país e que tem sido atacado por diversos governadores, que quiseram terminar com ele.
Em 1979, ainda durante a ditadura militar, fizemos nossa primeira greve e conquistamos a nomeação de mais de 20 mil professores contratados e reajuste salarial. Da primeira greve, até a mais recente, a luta da categoria tem sido uma constante e todas as conquistas que conseguimos, foram a duras penas.
O Piso Salarial, pelo qual o magistério lutou por muitos anos, foi conquistado em 2007, durante o governo Lula, através da Lei 11.738, mas até hoje, a maioria dos estados não o paga, alegando falta de recurso.
Destacarei aqui a mais recente greve, porque ela se revestiu de uma característica diferenciada - desta vez, o magistério e demais funcionários estaduais fizeram greve, não por novas conquistas, mas porque seus salários de julho e agosto foram parcelados. O governo fez uma escolha, entre tantos gastos, optou por parcelar o salário do funcionalismo. Descumpriu a obrigação mais grave de quem contrata um trabalhador. Não honrou a contraprestação do trabalho feito pelos funcionários públicos estaduais.
Constata-se pois, que a luta não foi por reposição salarial, nem para garantir avanços duramente conquistados, mas para receber o salário a que tem direito pelo trabalho prestado.
No último mês de setembro, quando comemoramos a Semana Farroupilha e cantamos orgulhosos "Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda a terra..." presenciamos um acontecimento deplorável: "A casa do povo" impediu, através da força, que os funcionários públicos entrassem para acompanhar a votação do pacote de ajuste fiscal do governo Sartori. Com as galerias vazias o pacote foi votado tranquilamente, inclusive as novas regras para a Previdência, foco principal da luta do funcionalismo. Há que se destacar que os deputados da oposição se retiraram do Plenário e juntaram-se aos manifestantes.
Na Praça da Matriz, do lado de fora, a Brigada Militar, que também teve seus salários parcelados, e dezenas de gradis isolaram o Palácio Farroupilha e impediram a aproximação dos manifestantes, que depois da votação, tomaram conhecimento da declaração do líder do governo: "Foi um sucesso total. Os dois principais projetos foram aprovados". Referia-se à Previdência e a proibição de incorporação de funções gratificadas. Um verdadeiro deboche.
As datas comemorativas do "Dia do Professor" e "Dia do Funcionário Público" deste mês de outubro, com certeza serão marcadas, pela lembrança destes lamentáveis acontecimentos e pela falta de perspectiva de novas conquistas. Lamentamos.
 
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte