ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 18/06/2012 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato Word
O LAZER NA CAPITAL DAS PRAIAS
Tramandaí já ofereceu aos moradores e veranistas, maior número de locais de lazer e entretenimento na Avenida Emancipação, tradicional ponto de encontro das pessoas, especialmente durante o verão.
Nos últimos anos, diversos locais fecharam as portas: primeiramente foi o Palato, restaurante que colocava mesas e cadeiras na calçada para quem quisesse, jantar ou lanchar, apreciando o vai e vem dos pedestres; no ano passado foi a vez da Casa Branca, estabelecimento tradicional da cidade, que além dos serviços de restaurante, oferecia música ao vivo e pista de dança, que no verão ficava lotada, por pessoas que buscavam aí distração e entretenimento, além dos que ficavam sentados ou até de pé, apreciando os casais que dançavam.Neste ano, mais duas "baixas", a Branquinha, que era um ponto de encontro, especialmente da terceira idade, que tinha no local um espaço para tomar um cafezinho ou simplesmente bater um papo com os amigos. Ela diminuiu de tamanho e agora é apenas uma lotérica, não tendo mais espaço para as mesas e cadeiras na calçada. A Bavária, tradicional estabelecimento, mudou para o 2º andar, não podendo também oferecer esta modalidade, o que antes fazia e que é tão apreciada, especialmente pelos veranistas.
Todos estes espaços foram substituídos por conjuntos comerciais ou lojas, que oferecem os mais diversos produtos. Nada contra estes estabelecimentos, mas Tramandaí, como cidade de veraneio, onde os turistas acorrem em grande número, especialmente nos meses de verão, não poderia permitir que locais de encontro, lazer e entretenimento encolhessem. Seria desejável que eles fossem ampliados e não o contrário, como está ocorrendo. O que estaria motivando estas mudanças?
Para mim, que amo esta praia, a situação preocupa. Fico pensando no próximo veraneio, quando os moradores e visitantes serão privados de diversos locais, que costumavam frequentar. Como receberão estas modificações?
Com certeza, Tramandaí não será mais a mesma e todos perceberão esta mudança.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte