ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 05/08/2013 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato Word
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento internacional, organizado pela Igreja Católica, que reúne jovens de todo o Mundo, Católicos e de outras confissões. É presidida pelo Santo Padre.
As Jornadas Mundiais da Juventude nasceram de grandes encontros de jovens com o Papa João Paulo II. Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude. Nesse evento o papa João Paulo II entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
Em março de 1985, ano declarado com Ano Internacional da Juventude, pelas Nações Unidas, houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e, no mesmo ano,o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
A primeira JMJ foi diocesana, realizada em Roma no ano de 1986. O primeiro encontro fora de Roma, aconteceu em Buenos Aires, em 1987, com o lema:"Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele" (1Jo 4,16).
As outras edições internacionais foram realizadas nos anos: 1989, 1991, 1993, 1995, 1997, 2000, 2005, 2008 e 2011.
Todos os anos a Jornada acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais, que constituem a Jornada Mundial da Juventude. O mais recente aconteceu em agosto de 2011, quando cerca de dois milhões de jovens se reuniram para a Jornada Mundial da Juventude, realizada em Madri, na Espanha, com o lema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (cf. Cl 2, 7).
Os brasileiros esperam com grande expectativa a realização da próxima Jornada que ocorrerá de 23 a 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro e que tem como lema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19).
A movimentação já está grande com a realização da Semana Missionária, que antecede a JMJ. Diversas cidades, como é o caso de Canoas, receberam delegações de diversos países do mundo. Os estrangeiros ficaram preferencialmente em casas de família e visitaram os trabalhos sociais realizados pela Pastoral da Criança e da Juventude das paróquias e as entidades assistenciais.
A JMJRio2013 celebrará a primeira viagem do pontificado do papa Francisco, no qual os católicos de todo o mundo colocam uma grande expectativa, pelas atitudes de humildade, que tem demonstrado e pelas medidas enérgicas que tem tomado, em relação a problemas que tem preocupado a Igreja Católica, nos últimos tempos. Além do Rio de Janeiro, onde deverá chegar na segunda feira à tarde, o Papa irá à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, rezar uma missa e abençoar os fiéis.
A Jornada Mundial da Juventude, reunindo milhares de jovens do mundo inteiro, demonstra a intenção da Igreja de se renovar, estar em sintonia com as mudanças que ocorrem na sociedade, num grande encontro de fé, esperança e unidade.
Será um "encontro de corações que creem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível".(site da JMJ)
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte