ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 04/02/2015 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato PDF
IMPRESSÕES SOBRE CANCÚN
Cancun ou Cancún está localizada na esquina nordeste da península de Yucatán, no estado de Quintana Roo, faz parte do território da antiga civilização Maya, tendo conseguido preservar suas belezas naturais e sua cultura ancestral, representada principalmente em cidades Mayas, como Tulum, Uxmal ou Chichén Itzá, fundadas no período pré-colombiano.
Cancún se distingue por possuir infraestrutura e modernos centros de entretenimento. Foi desenvolvido especificamente com fins turísticos, e continua satisfazendo as necessidades das suas mais de 3,3 milhões de visitantes anuais.
Este destino oferece aos viajantes o melhor do Caribe e do México; dos tempos modernos e dos antigos. Localizado num lugar estratégico, Cancún é a principal porta de entrada ao Mundo Maia e ao Caribe. Está muito próxima de cidades arqueológicas lendárias e com praias nas quais a água se mistura com a areia branca. Sua impressionante infraestrutura turística, localizada num meio natural de extraordinária beleza, onde o clima, o mar azul-turquesa, a areia branca, os vestígios da cultura Maya e a hospitalidade da gente se misturam para gerar nos visitantes a sensação de estar realmente no paraíso.
Em período bastante recente era chique ir a Cancún. Muitos de nossos amigos e conhecidos foram para lá ou tinham a intenção de ir. Nós não nos deixamos influenciar por aquele modismo, mas agora, no início de dezembro, a convite de uma de nossas filhas e do genro, fomos conhecer este lugar visitado por gente de todo o mundo.
Cancún é realmente um lugar paradisíaco: mar de um azul sem igual, areias brancas, palmeiras, parques, além das diversas zonas arqueológicas, formando uma paisagem que encanta.
A zona hoteleira é uma ilha de prosperidade, que recebe milhões de pessoas por ano e esbanja ostentação e exagera no consumo. Os hotéis, na sua maioria, possuem a modalidade "All Inclusive", de modo que os hóspedes podem passar o dia comendo ou bebendo, se assim desejarem. Além disso, fizeram das praias, propriedade deles, pois seus hóspedes é que as usufruem, com todo o conforto. A população local deve ter outras praias para poderem frequentar, mas não na região dos hotéis.
Tivemos oportunidade de ir ao centro da cidade de Cancún e a situação é completamente diferente. Trata-se de uma cidade sem muitos encantos com casas, na sua maioria, modestas. Não demonstra, nem de perto, a riqueza da zona hoteleira.
Quanto aos proprietários dos hotéis, segundo informações que nos passaram, são empresários, ricos e, na maioria, americanos. Empregam como mão de obra os descendentes dos verdadeiros donos da península do Yucatán, os Mayas, pois os garçons, camareiras, animadores, porteiros, guardas, tem, quase sem exceção, as características físicas dos indígenas, seus antepassados. Não fiquei sabendo quanto recebem de salário, mas com certeza não é uma grande quantia, mas são grandes profissionais, competentes, atenciosos e tem sempre um sorriso ou uma palavra de carinho com os hóspedes.
No passado este povo foi praticamente destruído. Os monumentos que lá se encontram, demonstram o nível de desenvolvimento em que se encontravam, quando os espanhóis lá chegaram e quase colocaram tudo por terra, não fossem verdadeiras fortalezas.
Este período histórico passou, mas as consequências lá estão: os verdadeiros donos daquela terra, hoje trabalham, para os que de alguma forma, descendem dos que no passado, quase acabaram com eles.
Podemos apontar como positivo o fato de que o povo tem consciência da riqueza arqueológica deixada pelos Mayas, bem como sua cultura e trabalham pela sua preservação.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte