Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 23/05/2016 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato PDF
Imprimir texto Imprimir texto
Fórum Social Mundial 2016 acontece em Porto Alegre
O Fórum Social Mundial (FSM) foi realizado pela primeira vez em Porto Alegre, em 2001 e a capital do Rio Grande do Sul sediará a edição de 15 anos do Fórum, de 19 a 23 de janeiro de 2016. O Evento vai resgatar os grandes debates mundiais, nos quais a cidade e a comunidade estão inseridas. A reunião acontecerá em Porto Alegre, por decisão do Conselho Internacional do FSM, que se reuniu em Salvador, Bahia, em outubro de 2015.
Reunião preparatória do Fórum Social Mundial, na Capital, com quatro conselheiros internacionais, definiu as estratégias e o calendário da próxima edição. O presidente do Instituto Amigos do FSM Porto Alegre, Lélio Luzardi Falcão, disse que o Fórum terá características de evento global e será etapa preparatória para Montreal (Canadá), em agosto de 2016 - a primeira vez no Hemisfério Norte.
O grupo organizador do Fórum Social Mundial se reuniu com a Prefeitura de Porto Alegre, para apresentar a proposta de programação do Evento, Entre os nomes confirmados para participação está o do ex-presidente do Uruguai, José Mujica.
De acordo com os organizadores, a edição de janeiro terá atividades descentralizadas na cidade e compreenderão shows, caminhadas e debates, além do acampamento da juventude, no Parque Harmonia. Também será comemorativa aos 15 anos do Fórum Social Mundial. Por isso, haverá um balanço de todas as edições, ainda que não tenham ocorrido em Porto Alegre.
O FSM 2016 fará um balanço de ações realizadas, além de apontar desafios e perspectivas na luta por "Um Outro Mundo Possível". A cidade de Montreal, no Canadá, já está confirmada como o próximo local do evento, em agosto de 2016.
A metodologia do Fórum é diferente. Não se organiza de cima para baixo. A partir do tema "Um Outro Mundo é Possível"as pessoas e organizações são chamadas a trazer os assuntos para a discussão e todos tem o mesmo espaço, sejam apresentados por uma grande organização mundial ou por um grupinho que está trabalhando uma temática completamente nova.
O Fórum Social Mundial trará muitos benefícios a nosso estado e especialmente a Porto Alegre pelo fortalecimento da imagem da cidade por ter vocação democrática e participativa frente a organismos internacionais como Banco Mundial e Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), que financiam importantes projetos urbanísticos e de infra estrutura.
No entanto a realização do Fórum social Mundial, que completa 15 anos tem sua maior importância na descoberta de que para construirmos "Um Outro Mundo Possível", podemos trabalhar juntos, porque juntos somos mais fortes e o que sucede com a pobreza, o clima, as armas, acontece tanto nos países do Norte como do Sul.
Marina Lima Leal
Tramandaí, janeiro de 2016.
 
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte