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Marina Lima Leal
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ENSINO À
DISTÂNCIA (EAD) |
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Basicamente, a
metodologia de EAD consiste em aulas online, cuja gestão
ocorre via plataforma virtual, padrão utilizado para
ministrar o ensino à distância. Por meio dela, é
possível reproduzir uma sala de aula, porém, não
presencial. As videoaulas e os demais materiais são as
bases do curso à distância. Estes conteúdos
educativos podem ser encontrados nos mais variados formatos,
como texto, áudio, aplicativos... |
Para realizar as aulas de ensino remoto, as
secretarias estaduais de educação de várias
partes do país firmaram acordos com grandes conglomerados
de tecnologia. Segundo Daniel Cara, professor da USP, esses
contratos estão, na verdade, estimulando um
processo de educação à distância que
interessa mais aos empresários da educação. |
São as companhias de
telefonia, que podem fornecer a tecnologia 4G, as plataformas de
educação à distância e as fundações
empresariais que já vendem esse pacote na prática,
afirma. |
Em razão da Pandemia da COVID-19, o
MEC autorizou que a educação à distância
(EAD) substitua temporariamente as aulas presenciais. No
entanto, as instituições públicas de Educação
Básica de todo o país, enfrentam a falta de
estrutura para oferta de aulas online. Mesmo que os professores
se disponibilizem a ministrá-las, esbarram com este
problema e as aulas à distância, jamais poderão
substituir as presenciais, pois para haver aprendizagem é
necessário o vínculo entre professor aluno e dos
alunos entre si. A educação é um processo
coletivo. |
No Rio Grande do Sul, dados, do IBGE, de
2017, revelam que apenas 29,4% dos domicílios possuem
computadores conectados à internet, o que ocasiona grande
dificuldade para implantação de um tipo de ensino
remoto. Como ficaria o direito do aluno que não tem
acesso a este recurso tecnológico? |
A maioria das secretarias de Educação
do país está engatinhando neste processo, da mesma
forma os professores, que em sua maioria, não foi
preparada para esta modalidade, nem foi consultada sobre estes
contratos que estão sendo feitos. São medidas
implantadas de cima para baixo, sem a participação
de quem faz a educação. |
As aulas remotas são uma alternativa
de comunicação entre professores, pais e alunos.
Servem de apoio, mas não solucionam a questão do
período letivo. |
O CPERS/Sindicato destacou em nota, que a
Secretaria Estadual de Educação e as
Coordenadorias Regionais de Educação, precisam
assegurar recursos técnicos e financeiros mínimos,
para a realização do ensino remoto. |
Daniel Cara, comenta ainda, a decisão
do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que
pretende aplicar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
em meio à pandemia do Coronavirus. Esta decisão é
extremamente injusta, especialmente com os alunos da rede pública,
que não terão preparo intelectual nem emocional
para realizar o exame, no período determinado. |
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Marina Lima Leal |
Tramandaí, 28 de abril de 2020. |
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