Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 10/10/2016 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato PDF
Imprimir texto Imprimir texto
DIA DO PROFESSOR
A cada ano, no dia do Professor, penso em escrever algo positivo, que motive a categoria do magistério, no entanto, a tarefa está cada vez mais difícil. A situação se agrava de ano para ano.
Os salários dos professores da Rede Pública Estadual estão congelados desde janeiro de 2015 e atualmente estão parcelados mês a mês, causando grande angústia entre os mestres, que ficam na expectativa de quanto vão receber e que contas poderão pagar, com os parcos reais que recebem.
Neste ano, os educadores fizeram uma greve de 54 dias, sem ganho salarial, por intransigência do governo, que usa a tática do parcelamento dos salários, para evitar que professores e demais funcionários do Executivo, reivindiquem reajuste.
O Piso Salarial Profissional, antiga reivindicação do Magistério, aprovado em 2007, está cada vez mais distante. Nosso Estado é um dos muitos que não honra o compromisso de pagá-lo.
Muitos são os fatores que influenciam para esta queda do desempenho dos alunos, a começar pelos baixos salários dos professores, que obrigam o profissional da educação a uma carga horária desumana, acrescido das más condições de trabalho na maioria das escolas, que chegam a oferecer perigo pela sua precariedade, além da falta de equipamentos como laboratórios e espaços para atividade física.
Para resolver estes problemas são necessários professores qualificados e valorizados, excelência na gestão, escolas equipadas e o envolvimento da família e da sociedade. Não é fazendo uma reforma no canetaço, que inclusive desmerece o importante papel desempenhado pelos mestres, estabelecendo que as chamadas "pessoas com notório saber", sem critérios claros, podem substituir um professor preparado para a nobre missão de ensinar.
Marina Lima Leal
Outubro de 2016.
 
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte