ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 24/06/2012 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato Word
CANOAS NO FINAL DA DÉCADA DE 1960
Passei a residir na cidade de Canoas em 1967, mas já tinha um relativo conhecimento da cidade, pois lecionava na Escola Fátima, localizada no bairro do mesmo nome, desde agosto de 1965.
Na época, Canoas possuía cerca de 150 mil habitantes. Já havia perdido muito das características de uma cidade do interior, mas estava longe de possuir peculiaridades de uma grande cidade metropolitana.
O comércio da zona central da cidade concentrava-se na Rua Tiradentes, que naquela época, não possuía o calçadão. A loja BBC, ali localizada, era uma das mais importantes e vendia roupas, miudezas e acessórios. Havia também a Galeria São Luiz, a mais antiga da cidade, onde funcionavam diversos estabelecimentos comerciais e o laboratório Osvaldo Cruz.
Grande parte da população ia de ônibus ou de carro fazer suas compras em Porto Alegre, porque Canoas ainda não possuía grandes lojas e o trem metropolitano ainda não existia.
Não havia aqui, cursos superiores em 1967, muito menos Faculdades ou Universidades. Quem terminava o ensino médio e queria fazer um curso superior, tinha que fazê-lo em outras cidades, especialmente em Porto Alegre e São Leopoldo.
O Café Imperial, de propriedade de Amadeu Mota, ficava na esquina da Tiradentes com a Avenida Victor Barreto e era um ponto de encontro importante na cidade.
O Jornal O Timoneiro já circulava semanalmente em Canoas e tinha como diretor, um de seus fundadores, Antonio Canabarro Trois Filho, o Tonito. Era o principal veículo de comunicação das notícias da cidade.
As salas de cinema eram três: o cinema Rex, que ficava na rua Tiradentes, o São Luiz, no bairro Niterói e o Victória localizado na rua Itororó, próximo a BR 116.
Na época, era prefeito de Canoas o Sr. Hugo Simões Lagranha.
Em 1968, houve eleição para substituí-lo, porque terminava seu mandato. Foi eleito Carlos Giacomazzi, que não chegou a assumir porque, o decreto de número 314/68, do governo militar, possibilitou que nosso município passasse a ser considerado como Área de Segurança Nacional. Nestes municípios, os prefeitos passaram a ser nomeados pelo Presidente da República. Hugo Lagranha, que tinha terminado seu mandato, foi nomeado para permanecer no governo até julho de 1971; daí por diante, até 1985, os prefeitos de Canoas foram nomeados. Neste ano, com o processo de abertura política, nosso município pode escolher seu prefeito e o povo canoense elegeu novamente a Carlos Giacomazzi que, desta vez, assumiu em 01 de janeiro de 1986.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte