ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 10/06/2013 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato Word
CANOAS SEDIARÁ O III FALP
Nos próximos dias 11, 12 e 13 de junho, Canoas será sede do III Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia (FALP), que deverá receber autoridades locais periféricas e metropolitanas, de diversos países do mundo, representantes das redes de poderes locais, dos movimentos sociais e populares, acadêmicos e investigadores de universidades para discutir sobre "Direitos e Democracia para Metrópoles Solidárias e Sustentáveis" e construir um novo futuro para estes territórios e seus habitantes.
O FALP surgiu em 2003, durante a realização do Fórum Social Mundial e do Fórum das Autoridades Locais pela Inclusão Social e a Democracia Participativa, em Alvorada, nosso vizinho município, quando as cidades periféricas começaram a se articular, na busca conjunta de solução para seus problemas comuns.
O crescimento vertiginoso das cidades trouxe novos desafios para os administradores, que se confrontaram com novos problemas, ausentes em pequenas aglomerações, como a mobilidade, a segurança, a saúde, a educação e o meio ambiente. A busca de novas políticas que possam enfrentar estas questões metropolitanas é um grande desafio da atualidade. A articulação em redes das cidades, especialmente as periféricas, é um caminho que possibilita o fortalecimento da democracia e a consolidação de novos instrumentos de governabilidade.
A primeira edição mundial do FALP, aconteceu em Nanterre, na periferia de Paris, em 2006, com o tema "Um outro olhar sobre a metrópole, desde as periferias". A segunda ocorreu em Getafe, periferia de Madri, em 2010, quando as autoridades locais elaboraram um "compromisso político comum" para metrópoles solidárias, democráticas sustentáveis e cidadãs. O êxito desses encontros permitiu a construção de uma rede internacional que deu voz às periferias populares.
O III FALP é organizado pela Prefeitura de Canoas, em parceria com a Prefeitura de Nanterre, na França, e a Rede FALP e iniciou o processo preparatório, quando Canoas e São Leopoldo, ambas cidades metropolitanas de Porto Alegre, realizaram o Seminário Internacional de Cidades de Periferia, por ocasião da realização do Fórum Social Temático em janeiro de 2012. O tema proposto para o III FALP é "Direitos e Democracia para Metrópoles Solidárias e Sustentáveis" e o encontro terá seus debates estruturados a partir de seis eixos de trabalho: Identidades e Multipolaridade; Governança e Participação; Globalização e Metropolização; Sustentabilidade e Água; Bem comum e Bem viver; Igualdade e Políticas de Gênero.
O evento, que reunirá participantes de diversas partes do mundo é de grande importância para Canoas, que é a maior cidade da região metropolitana e um dos maiores pólos industriais do Brasil e que teve um crescimento muito rápido, com os sérios problemas, que o fato costuma acarretar. Será também uma oportunidade para estudantes dos cursos de Relações Internacionais, Letras, Turismo e Tecnólogo em Eventos, colocarem em prática o que aprendem em sala de aula. Eles atuarão como voluntários na recepção, credenciamento e cerimonial, além de acompanhar as delegações na sua permanência na cidade.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte