Notícias /
Novidades |
Receba por email |
|
|
|
Voce está em
Associados
Marina Lima Leal
Textos |
|
2020, UM ANO
PERDIDO? |
|
Em 2020, vivemos, em
todo o mundo, a pior pandemia em um século, com lideranças
que distorceram a realidade, negando sua gravidade,
desobedecendo os protocolos de segurança, alimentando
teorias de conspiração. |
Dividiram espaço nos noticiários
gestos de coragem, solidariedade e resiliência, por parte
de alguns, com desvios de dinheiro, aglomerações
irresponsáveis, disseminação de informações
falsas, reivindicação de privilégios
indevidos, por parte de outros. Não foram poucas as situações
em que a ambição, a estupidez e o mais espesso egoísmo
ditaram o comportamento das autoridades e do cidadão
comum. |
Na Educação, especialmente na
escola pública, houve muitas dificuldades. Faltaram
equipamentos, acesso à internet, adaptação
adequada do espaço em casa, para professores e alunos,
familiaridade com a tecnologia, educadores sem preparo para
lidar com as ferramentas digitais, alunos e docentes sem
equipamentos ou com pacote de dados insuficientes para o
acompanhamento das aulas, professores e funcionários de
escola forçados a trabalhar presencialmente em plena
pandemia, numa escola sem condições de segurança
para a prevenção ao contágio. Os
equipamentos de proteção foram recebidos, pelas
escolas, com grande atraso. |
Tudo levava a crer que o ano letivo seria
realmente perdido, mas o que se viu foi o empenho dos
educadores, que não mediram esforços para se fazer
presentes na formação dos alunos. Trabalharam até
à exaustão, acumulando aulas presencias, com as
virtuais e extrapolando sua carga horária de trabalho. |
Uma pesquisa aponta, que além dos
professores, a pandemia aproximou também os pais da vida
escolar dos filhos e fez com que valorizassem mais o papel do
professor. |
Trouxe também a necessidade de
incorporação dos recursos tecnológicos
digitais, a renovação de abordagens pedagógicas
e uso de diferentes metodologias de ensino e este foi um aspecto
positivo. |
Contudo, como os alunos não tiveram
acesso de modo igualitário aos meios digitais, resultaram
em diferenças muito maiores, entre eles. Esta situação
dificultará gestores e professores, a estabelecerem um
diagnóstico e, partir dele, atender estas diferenças. |
O ano de 2021, vem com todos estes desafios
e os novos prefeitos, juntamente as autoridades educacionais e
as comunidades escolares, terão que fazer um grande esforço,
para superá-los. |
|
Marina Lima Leal |
1º de janeiro de 2021. |
|
|
|